Por que karate é bom para todas e todos? – o karate e a mulher.

– Bons motivos pelos quais o karate também é para mulheres, e três enormes benefícios que você pode ganhar ao treinar karate!


É bem comum recebermos no dōjō visitantes mulheres perguntando: “Sou mulher, por que eu deveria fazer karate? Por que o karate é uma arte marcial / um esporte bom para mulheres?”, afinal de contas, diante da enorme quantidade de esportes que existe no mundo (e também da quantidade de artes marciais), não é muito comum ouvir sobre a relação específica entre o karate e as mulheres. Talvez isso aconteça por duas razões: primeiro porque o karate foi, durante muitos anos, difundido majoritariamente como um esporte masculino, especialmente por se tratar de uma arte de combate; e a segunda razão é a de simplesmente, apesar de existir no senso comum esta ideia de que o karate é uma arte marcial para homens, na verdade, no cerne do que se aprende no karate não há nada que distinga gêneros, então, não existem de fato benefícios que se apliquem só às mulheres – a realidade é que o karate é uma prática para todos, homens e mulheres, idosos e crianças, adultos e jovens etc. Então, que tal desmistificamos por que o karate não deve ser visto como um esporte feito só para homens e, então, desvendarmos quais são os múltiplos benefícios do karate para qualquer pessoa?


Por que a ideia tão comum de que “O karate é uma arte marcial de força bruta; mulheres são mais fracas que os homens, e, logo, o karate não serve para mulheres.” é falsa?

      Primeiramente, é óbvio dizer que as mulheres não necessariamente são mais fracas que os homens e que isto, por si só, já define a ideia acima como incorreta. Entretanto, claro que, se pensarmos estatisticamente, é muito mais comum que uma mulher tenha menor estatura e menos massa que um homem e, por isso, a impressão de que esse senso-comum é verdadeiro permanece. Porém, isso necessariamente quer dizer que eu, como uma mulher de estatura mediana, não deva praticar karate? Não, e, para explicar isso, vamos falar um pouco sobre história e estatísticas…

        A difusão do karate no Japão começou especialmente a partir das décadas de 1910 e 1920, então, é correto pensar que muitos japoneses já praticavam karate nessa época. Porém, enganam-se os que pensam que os homens japoneses desse tempo tinham a média de altura e de peso que têm hoje (em 2013, a média de altura e peso para japoneses entre 20 e 24 anos era de 1,72 m e 66,1 kg): por conta das guerras russo-japonesa e sino-japonesa, o exército japonês criou registros do peso e da altura dos homens recebidos nos exames de recrutamento e, de acordo com esses registros, um soldado japonês de 20 anos da época media em torno de 1,60 m e pesava em média 51,9 kg. Se considerarmos que se espera que jovens soldados de 20 anos sejam mais altos e mais fortes que, por exemplo, adultos e idosos, os números por si só são surpreendentes, e se tornam ainda mais se soubermos que 11,4% dos japoneses analisados para essas estatísticas chegavam a medir menos que 1,50 m de altura. Através disso vemos que, se ainda hoje os japoneses são vistos em geral como mais baixos e magros que os ocidentais, em 1910 seriam considerados ainda menores; porém, isso por acaso foi um impedimento para que os jovens japoneses desse tempo treinassem luta e combate? Claro que não. Se olharmos por esse ponto de vista, na verdade o karate se torna ainda mais interessante para os que são mais leves e menores já que durante muito tempo foi pensado por e para pessoas mais leves e menores, o que desafia a lógica de que é uma arte para pessoas altas e pesadas. E, portanto, as mulheres mais baixas e mais magras podem ter certeza de que o karate também lhes serve muito bem.

      Agora, em relação à primeira parte daquela afirmação, que “o karate é uma arte marcial de força bruta”, será que esta, sim, é verdadeira? Não necessariamente. Sabemos que o estilo Shotokan de karate é ainda conhecido pelo uso da força muscular, entretanto, isso pode ser visto como uma ideia ultrapassada: assim como qualquer esporte, o karate evoluiu muito ao longo dos anos e, se há alguns anos o karate Shotokan era ensinado como uma arte de combate em que os músculos eram o ponto vital, hoje esse estilo mudou muito e podemos até dizer que se aperfeiçoou; agora, a velocidade e a dinâmica dos movimentos é vista como de importância muito maior na aplicação de técnicas que o “peso” dos golpes, afinal de contas, força não é só massa bruta, e, sim, “massa vezes aceleração”. Logo, se você por acaso pesquisou na internet, viu vídeos de caratecas musculosos quebrando tijolos e madeiras e, então, pensou “isso não é para mim”, tire essa imagem clássica da sua cabeça: karate já não é mais só força bruta. Até porque, mesmo em 1935, quando o mestre Gichin Funakoshi (fundador do estilo Shotokan) publicava seu livro “Karate-dō Kyōhan”, ele mesmo dizia como o karate é uma arte adaptável a cada indivíduo e que, por isso mesmo, pode ser praticado por pessoas de qualquer gênero, idade ou biótipo.

Rika Usami collage 2
Rika Usami, campeã mundial de kata WKF.

Então, já que entendemos que não há impedimentos para uma mulher praticar karate (assim como não há para ninguém), quais são os benefícios dessa arte marcial e por quê?


Os três grandes benefícios de que falamos no início deste artigo, e que se aplicam à qualquer pessoa, são: a melhora na saúde física, o aprimoramento das habilidades corporais e a melhora na saúde mental. Mas, agora, vamos explicar por que eles existem…

         Primeiro, no que o karate vai melhorar minha saúde física?

        Bom, em um treino de karate, além de trabalharmos praticamente todos os músculos do corpo (passando desde a ponta dos dedos ao cerrar bem os punhos até a base dos calcanhares ao se fixar firme no chão), é preciso controlar a frequência da respiração, a velocidade e a intensidade dos golpes, e a cadência dos movimentos. Logo, em um treino estamos exercitando nossos músculos, o sistema respiratório e o sistema cardiovascular, estimulando o aumento do tônus muscular e a diminuição da massa de gordura. Ou seja, você pode criar resistência física, ganhar massa muscular e ainda perder peso praticando karate!

         Segundo, que habilidades vou aprimorar treinando karate?

      O que um lutador precisa além de bom preparo físico e força muscular? Flexibilidade, coordenação motora e reflexos, entre muitas outras capacidades. Logo, ao treinar karate, seja para se tornar um atleta ou seja para cultivar um corpo saudável, sem querer todos estamos treinando o que um lutador precisa: boa flexibilidade, reflexos rápidos e coordenação apurada. Assim, se você acha que não é flexível, que é lento ou que é “descoordenado”, isso não é de modo nenhum impedimento para treinar karate: a prática dessa arte é, em si, o que vai te ajudar a trabalhar e melhorar todas essas habilidades, independentemente se seu intuito é ser um lutador de competição ou se é treinar karate por lazer.

         Por último, por que o karate melhora a saúde mental?

     Todos sabemos, hoje, que o esporte é uma atividade que colabora muito na diminuição do estresse do dia-a-dia, e o karate não fica para trás nisso: como é uma atividade que requer atenção a cada movimento, o karate ajuda no combate ao estresse e, por consequência, induz à melhora na concentração. Fora isso, o karate é uma arte que trabalha a autodisciplina e que estimula a autoconfiança, pois impõe diariamente novos desafios nos quais o praticante deve agir de maneira adequada e correta, seja em uma prática sozinho em que precisamos vencer as dificuldades dos nossos próprios corpos, seja em uma prática em dupla em que temos de treinar com seriedade e intensidade, mas também temos de agir com respeito e controle.

Mahiro Takano
Mahiro Takano, de 11 anos, considerada a “garota gênia do karate”.

Então, conseguimos desmistificar por que o karate é uma arte para todas e todos? E você ficou interessado em ver de perto os benefícios desse esporte? Agora é simples: assista a uma aula, faça um treino e conheça de fato como o karate é bom para o corpo e para a mente!


Referências:

Trend of the Average Height of Japanese Men. Disponível em: <http://nbakki.hatenablog.com/entry/2014/05/30/173407>. Acesso em 18 abril. 2018.

Average Weight of Japanese Men, 2013. Disponível em: <http://nbakki.hatenablog.com/entry/2014/12/28/211327>. Acesso em 18 abril. 2018.

Average Height of Japanese Men, 2013. Disponível em: <http://nbakki.hatenablog.com/entry/Average-Height-Japanese-Men-13>. Acesso em 18 abril. 2018.

List of Average Human Height Worldwide. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_average_human_height_worldwide#cite_note-OECD-19>. Acesso em 18 abril. 2018.

Benefícios do Karatê para Mulheres. Disponível em: <http://noticiasdasaude.com.br/beneficios-do-karate-para-mulheres/>. Acesso em 13 abril. 2018.

Já Pensou em se Exercitar com o Karatê?. Disponível em: <https://www.garotabeleza.com.br/ja-pensou-em-se-exercitar-com-o-karate/>. Acesso em 13 abril. 2018.

As Mulheres e as Artes Marciais: O Karatê Shotokan e o Taekwondo como promoção da qualidade de vida. Disponível em: <https://www.webartigos.com/artigos/as-mulheres-e-as-artes-marciais-o-karate-shotokan-e-o-taekwondo-como-promocao-da-qualidade-de-vida/69338/>. Acesso em 18 abril. 2018.

10 Dicas de Benefícios do Karate para Mulheres. Disponível em: <http://karateparamoti.blogspot.com.br/2014/04/10-dicas-de-beneficios-do-karate-para.html>. Acesso em 13 abril. 2018.

7 Health Benefits You Will Gain from Martial Arts Training. Disponível em: <https://www.bookmartialarts.com/news/martial-arts-training-benefits>. Acesso em 18 abril. 2018.

Top 10 Health Benefits of Martial Arts. Disponível em: <http://www.healthfitnessrevolution.com/top-10-health-benefits-martial-arts/>. Acesso em 18 abril. 2018.

Benefits of Shotokan Karate. Disponível em: <https://www.livestrong.com/article/546508-why-is-shotokan-karate-good/>. Acesso em 18 abril. 2018.

Edojidai no hito no heikin shinchou wa dorekurai dattano deshouka? Disponível em: <http://www.edojidai.info/sinntyou.html>. Acesso em 18 abril. 2018.

Mukashi no hito wa hosomaccho? Nihonjin no taikaku no rekishi. Disponível em: <https://www.karadakarute.jp/tanita/column/columndetail.do?columnId=27>. Acesso em 18 abril. 2018.

Why Were the Japanese So Short Before 20th Century? The Average Japanese Height in WW2 Was Around 150 cm. Why?. Disponível em: <https://www.quora.com/Why-were-the-Japanese-so-short-before-20th-century-The-average-Japanese-height-in-WW2-was-around-150-cm-Why>. Acesso em 18 abril. 2018.

CWIERTKA, Katarzyna Joanna – Modern Japanese Cuisine: food, power and national identity. Reimpressão. Londres: Reaktion Books, 2006.

FUNAKOSHI, Gichin – Karate-dō Kyōhan. 1ª Edição. Nova Yorque: Kodansha USA, 2012.

Texto por Paula Guerra.

Publicado por nkkrj

A Nihon Karate Kyokai (NKK) é uma academia de Karate Shotokan. Fundada pelo shihan sensei Sadamu Uriu (9° Dan), a academia está vinculada à entidade internacional JKS, e é considerada o dojo central da entidade nacional JKS Brasil. Há anos é reconhecida como uma academia excepcional de Karate, vinculando as técnicas tradicionais da arte japonesa com o conhecimento moderno e único do sensei Sadamu Uriu. Venha nos visitar! Oss!